sábado, 6 de dezembro de 2008

O peso de uma verdade



A frustração do modelo positivista trouxe consigo um novo modelo, baseado na inexistência de verdades. Se a razão não é suficiente para sanar todas as questões colocadas pelo mundo natural e a Revelação havia perdido o "status quo" que outrora ocupara, que fazer agora?
Essa frustração implica uma questão filosófica e uma prática, na parte prática, como viveremos a nossa vida? A resposta: o Existencialismo.
E agora entramos no território sagrado do ego.
O "O homem verdadeiramente livre apenas quer o que pode e faz o que lhe agrada." dizia Rousseau. Esse pensamento, com algumas variantes influi na forma como nós vemos a verdade, como uma escolha, uma "verdade para mim", que talvez possa não ser para você. Ao se tornar flexível em nós, vemos que toda verdade tem um "peso" que varia de pessoa pra pessoa.
As perguntas não são mais se é uma verdade lógica ou se é provável, mas qual o peso que isso tem na minha vida, e aí vai a fórmula para se calcular o "peso" de uma verdade.

Pv = (Q.fonte + F.contato + experiência) - contradições. Onde:

— Q.fonte é a qualificação da fonte do conceito, ou o status dado pelo indivíduo ao emissor do conteúdo
— F.contato é a forma de contato que o indivíduo tem com o conceito. Implica no tempo de exposição, na valoração social com a qual o conceito é apresentado e principalmente, na percepção que o sujeito tem desse conceito.
— Por experiência entendemos os encontros e produtos desses encontros no uso das verdades no dia a dia do indivíduo, isto é, a objetivação e ancoragem dessas verdades.
— As contradições são outras verdades que negam em todo ou em parte a verdade em construção. elas podem entrar no início do processo ou bem tardiamente. Com o passar do tempo as representações vão se estratificando e sofrendo menos os efeitos dessas verdades contraditórias, que como verdades que são, também tem um peso.

Complicou tudo? Vamos resumir o que é importante: Para a grande maioria das pessoas, os conceitos que norteiam suas práticas não são verdades absolutas, elas tem pesos que variam de acordo comos seguintes critérios: de onde veio isso?, como e quando veio isso?, como eu tenho vivido com isso? e o que contraria isso tem que importância pra mim?

Então as verdades absolutas não existem, certo? Não, mas isso é um assunto para outro post. Até lá!

Nenhum comentário: