segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Um novo olhar para o mundo...


Bem-vindos ao Diário de Bordo do Observatório do Mundo


No cotidiano aprendemos a ver muitas coisas, mas observamos pouco as pequenas mudanças que vão ocorrendo, mudando de forma irreversível a cada dia a maneira como nós nos relacionamos com nós mesmos, com os outros e com o mundo.
Voltamos nossos olhares para a cultura, como elemento transformador da realidade.

Começamos nossa viagem com Descartes que voltou seu olhar do mundo para si, condicionando a existênia da realidade à sua própria percepção dela. Desde então podemos dizer que o mundo não é apenas matéria indiscutível que sustenta nossos corpos, mas um conjunto de percepções sobre essa matéria e suas infinitas relações com outros infinitos elementos. Assim como Descartes se questionou sobre a existência de si mesmo, nos questionamos sobre tudo aquilo que foi imposto aos nossos olhos e ouvidos, ressignificando as coisas e assim, transformando a realidade.


"No princípio era o verbo (...) e sem ele nada do que foi feito se fez" (Evangelho de João, capítulo 1). Segundo boa parte das pessoas acredita, o mundo foi feito através da palavra; e é através dela que o mundo se modifica!!! Todas as formas de comunicação, portanto, compõem discursos que formam a teia do que percebemos como real. Por isso, lançamos hoje a pedra fundamental do Observatium que vai tentar captar alguns desses discursos e lançá-los para discussão de vocês, tantos outros observadores com tantos outros olhares e opiniões, em infinitas possibilidades de realidades.

Um abraço!

Nenhum comentário: