sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Fecha a boca e come!



Quem tem criança sabe o quanto é difícil, em certa idade, faze-las comerem. Como esse blog também é cultura, disponibilizamos esse link pra ajudar a alimentar os pequenos.
Diante da impossibilidade de fazer as crianças comerem, os pais, desesperados, usam de todos os meios pra fazer os rebentos se alimentarem. da mesma forma, as palavras nos alimentam as idéias, e as idéias nos orientam a vida.
Jeremias, o profeta bíblico que viveu no século VII AC já diz em seu livro: "Achando-se as tuas palavras, logo as comi, e a tua palavra foi para mim o gozo e alegria do meu coração" (Jeremias 15:16). Não é novidade, portanto, que comer, engolir e etc seja usado como metáfora para a aceitação de idéias.
Esse texto busca falar em como alguns "formadores de opinião" utilizam técnicas para nos fazer "engolir suas idéias" que nem sempre fazem sentido.

1. Dizendo que NÃO querem mudar sua opinião:
Toda comunicação pressupõe a TRANSMISSÃO de um conteúdo, e todo conteúdo a que temos contato exige de nós uma resposta, que tomemos posição a respeito do que vimos e ouvimos. dessa forma, concordamos, discordamos ou ignoramos (embora haja autores que digam que essa última opção é inexistente). a verdade é que esse argumento é uma dissimulação, para que o receptor da mensagem fique mais propenso a aceitar. Ocorre porque há uma valoração negativa do ato de ensinar, principalmente a adultos.
Exemplificando: EU quero que você concorde comigo, MAS, se eu digo que você deve mudar sua opinião, faço você se lembrar da sua opinião anterior. de certa forma, estou dizendo que a sua opinião não é tão boa quanto a minha e isso faz com que você PENSE na sua opinião, além de me colocar em posição de Conflito com você.
Por isso, o jeito mais fácil é dizer que eu NÃO TENHO INTENÇÃO DE MUDAR A SUA OPINIÃO, mesmo usando todos os outros meios para fazê-lo.

2. Utilizando a expressão TODO MUNDO:
Esse argumento é tão conhecido que funciona que é uma beleza! Não importa se o que estou dizendo faz sentido, o emissor tenta mostrar a quantidade de pessoas que partilham da mesma idéia. As propoagandas fazem isso a todo momento, um exemplo é um chinelo de borracha, anteriormente usado pelas classes mais baixas (por ser mais barato) e que há muito vem tentando quebrar esse estigma com propagandas envolvendo artistas e com o Slogan "todo mundo usa". Se todo mundo pensa e age de uma maneira, você não vai querer ir contra TODO MUNDO, não é?

3. Pegando carona na autoridade ou carisma de alguém:
Ainda no caso da propaganda, os artistas estão ali para autorizar, dar seu aval para certa idéia ou prática. a autoridade política "o LULA disse pra votar na Dilma", científica "o Dráuzio Varella disse que as plantas medicinais fazem mal à Saúde" ou carismática (bota o exemplo do LULA de novo) são solicitadas para que você não precise fazer o esforço de desconfiar do conteúdo da mensagem.

4. Usando a avalanche de informações:
Essa técnica é muito usada pelos bancos e pelos teóricos da conspiração, visa desviar o foco das questões mais importantes e evitar que você elabore TODOS os pontos apresentados pela mensagem. vejam o vídeo que diz que os Illuminatti mataram o Michael Jackson, aqui. É uma das idiotices mais idiotas, mas gasta uma hora citando um monte de informações inúteis e impossíveis de serem checadas. É literalmente "vencer pelo cansaço".

5. Adjetivando
É bem simples: basta colocar, numa frase, diversos qualidades que não necessariamente são reais. É chato ter que ficar explicando tudo, sobretudo adjetivos. Se uma coisa é feia, ela é feia, não tenho que explicar por quê. Se você pegou carona no carisma de alguém, vai concordar, também com sua visão sobre o assunto e com as qualidades que ele expressa.

Existem muitas outras técnicas e maneiras de enganar as pessoas, tem gente que distorce falas, usa a linguagem fática (emoção), tem gente que usa música e assim por diante, e é bom que a gente saiba se defender desse tipo de coisa.

É claro que a fé vem pelo ouvir, mas, com tanto engano or aí, é bom que ela venha também depois do "conferir"

P.S. Quero lembrar que aquilo que chamamos de "discurso científico", também utiliza muitas formas de se enganar, temos que ficar de olho!

Até a próxima postagem!

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